MOÇÃO

Pagamento de portagens nas SCUT
cria dificuldades ao desenvolvimento regional

 

A decisão aprovada e anunciada ontem, pelo Governo, de introduzir portagens nas SCUT, é um grave atentado ao desenvolvimento regional que será particularmente sentido na região centro. Nesta região foram construídas, nos últimos anos, diversas vias de comunicação estruturantes que contribuíram para aproximar as populações e para, através de uma evidente melhoria da mobilidade rodoviária, que se fixassem novas empresas em diversas localidades da região.

Para Coimbra, estas vias rápidas de comunicação são de grande importância, também, para acesso a outros países da Europa, não havendo, de facto, alternativas credíveis às vias onde o Governo pretende introduzir portagens, designadamente ao IP3, ao IP5 e à A23. Muito do que produzimos ou importamos circula nestas vias. Também por esta razão, a decisão do Governo põe em causa o desenvolvimento e a economia da região e do país.

A Assembleia Municipal de Coimbra discorda da decisão do Governo, entende que a mesma deverá ser suspensa e manifesta-se solidária para com as autarquias e os movimentos de cidadãos que têm vindo a contestar esta já previsível decisão do Governo.

 

Coimbra, 1 de Outubro de 2004

 

Proposta apresentada pelo Grupo Municipal da CDU (PCP . PEV)

 

[Aprovada com 29 votos a favor e 27 contra, sendo estes os dos  deputados municipais do PSD, CDS-PP e PPM, presentes na sessão].