Marcha lenta contra as portagens no IP5 a 22 de Outubro
Emília Amaral
Sexta-feira, 15 de Outubro de 2004

Após centenas de carros e de camiões terem buzinado na passada sexta-feira, dia 8 de Outubro, durante mais de meia hora, nas ruas de Viseu, em protesto contra a introdução de portagens no itinerário, o "buzinão" vai repetir-se hoje na cidade da Guarda. A concentração está marcada para as 17h30, junto ao Mercado Municipal. No próximo dia 22 de Outubro, a partir das 09h00, realiza-se uma marcha lenta a partir da área de serviço de Mangualde no sentido Guarda / Viseu.

As iniciativas são da Comissão de Utentes Contra as Portagens no IP5 (futura A25). Francisco Almeida, porta-voz da comissão acredita que, também na Guarda se vai repetir a "forte participação" dos utentes. Para o sindicalista a adesão dos automobilistas é um bom prenúncio para a marcha lenta que a comissão vai promover, no itinerário principal. "Disso o governo não tenha dúvidas" – sublinha.

Ao mesmo tempo, a comissão de utentes continua a recolha de assinaturas da petição contra as portagens, que será entregue na Assembleia da República. De acordo com os números de Francisco Almeida, estão nesta altura reunidas 18 032 assinaturas. O objectivo é atingir as 20 mil.