Comissão de
Utentes
Contra as Portagens na A25, A23 e A24
O Governo volta a ameaçar introduzir portagens na auto-estrada A 25 .
A introdução de portagens na A25 é profundamente prejudicial e injusta para a economia e as populações dos distritos da Guarda, Viseu e Aveiro.
As principais razões da nossa oposição à introdução de portagens na A25 mantêm-se:
esta via de comunicação não tem qualquer alternativa;
o desenvolvimento da região permanece muito distante dos valores nacionais;
o traçado muito sinuoso e com declives acentuados da A25 acrescenta razões às posições da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25 – não é justo taxar com portagens uma via que, pelo seu traçado, fica muito distante da qualidade de outras.
Vejamos:
Hoje não existem alternativas a esta via rodoviária estruturante uma vez que a EN16 se encontra num permanente estado lastimável e é manifestamente desadequada como via inter-regional. A EN 16 já nem sequer existe nalguns troços do seu antigo percurso – hoje em alguns locais é uma estrada municipal ou uma simples rua de algumas localidades;
A auto-estrada A 25 é uma das principais vias de escoamento terrestre de produtos e mercadorias produzidas no país, particularmente no distrito de Aveiro e em diversas áreas dos distritos de Viseu e Guarda;
Por exemplo, no concelho de Vouzela o poder de compra das famílias é de apenas 52% da média nacional, e um valor muito semelhante se verifica em Oliveira de Frades.
Por outro lado, o pagamento de portagens na A 25 seria uma medida que em nada contribuiria para combater a interioridade e a desertificação que afectam os distritos de Viseu e Guarda;
A adopção de tal medida significaria que estes distritos continuariam a ser sacrificados e o seu desenvolvimento adiado.
Os beirões que, no ano de 2004, ergueram um grande movimento de luta contra a introdução de portagens na A25 regressarão ao protesto caso o Governo tente voltar a impor portagens nesta via.
A ausência de portagens na A25 é exclusivamente o resultado da luta desenvolvida pelo povo dos distritos de Viseu, Guarda e Aveiro.
A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25 deixa um aviso a todos os que no poder tenham ou venham a ter intervenção neste domínio – “ Quem se mete com os beirões leva”. Leva com a luta e com o protesto. Voltaremos à rua sempre que alguém queira introduzir portagens na A 25.
Viseu, 15 de Junho’10
A Comissão de Utentes Contras as Portagens na A25, A23 e A24
Sugestões e comentários para webmaster