Agir e lutar contra as portagens nas SCUT
Comunicado do SPRC.FENPROF, Direcção Distrital de Castelo
Branco
O Governo PS e o PSD tentando distrair a atenção dos portugueses têm “arrastado” na comunicação social um verdadeiro folhetim em torno da questão da introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador - SCUT.
Tal como já se esperava a decisão que se desenha vai no sentido de se entenderem no retirar de dividendos dos bolsos de quem trabalha, de quem já dificilmente consegue esticar (mais) o salário para cobrir tanto mês...
A Direcção Distrital de Castelo Branco do Sindicato dos Professores da Região Centro corrobora inteiramente a opinião daqueles que argumentam que a aplicação desta medida seria uma forte machadada para a nossa região! Estamos já numa situação de extrema fragilidade onde qualquer agravamento económico pode ter consequências globais desastrosas, nomeadamente na aceleração da desertificação. É confrangedor o confronto com as estatísticas que demonstram que os indicadores socioeconómicos são muito abaixo da média nacional; é desolador verificar que não existem vias alternativas em grande parte dos percursos; é devastador confirmar que não há uma rede de transportes públicos que, com qualidade, sirva as necessidades de deslocação das populações;... enfim, o rol de problemas é infindável. A Direcção Distrital de Castelo Branco do SPRC representando docentes, profissão com imensos trabalhadores que precisam de se deslocar diariamente para poderem desenvolver a sua actividade profissional, não podia ficar indiferente! Vem assim associar-se aos muitos que se insurgem e indignam contra a anunciada intenção do Governo PS e do PSD em introduzir portagens nas SCUT.
A Direcção Distrital de Castelo Branco do SPRC enquanto Associação decidiu:
subscrever o abaixo assinado da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A23 e A24;
manifestar todo o apoio activo às iniciativas por ela decididas;
apelar ao avolumar do caudal dos protestos nomeadamente subscrevendo o abaixo assinado (www.contraportagens.net) e participando na Concentração de Todos os Protestos de 8 de Julho, na Covilhã, dia de Luta Nacional convocado pela CGTP e organizado no distrito de Castelo Branco pela União dos Sindicatos de Castelo Branco.
Não podemos pactuar com políticas que não reconhecendo a necessidade de estímulos de discriminação positiva, nos travam o desenvolvimento!
A Direcção Distrital de Castelo Branco
do Sindicato dos Professores da Região Centro
Sugestões e comentários para webmaster